MANTENHA A EQUIPE MOTIVADA (Cezar Camargo)
Diversas pesquisas apontam a importância
da motivação da equipe, o que impacta positivamente na produtividade pessoal e,
consequentemente, na produtividade empresarial. Para manter um time motivado,
crie um ambiente de trabalho leve e descontraído, onde todos possam se sentir
bem. Faça com que todos se sintam realmente parte importante da organização, peça
opiniões, valorize as conquistas e forneça feedbacks. Segundo Alexandre Rangel
que é sócio-fundador da Alliance Coaching, no trabalho, normalmente a motivação
surge, ou desaparece, em função das atitudes da liderança e, nesse aspecto, há
muitas lideranças pecadoras e responsáveis pelo baixíssimo grau de motivação e
de comprometimento da equipe. Acredito que já deva ter tido problemas com seu
supervisor ou síndico e já sabe que uma das queixas mais frequentes é a falta
de comprometimento dos colaboradores.
Agora entenda a base da motivação está no
relacionamento e na comunicação entre a liderança e seus liderados, e é
justamente aí que os problemas são mais recorrentes, devido a uma série de
fatores, tais como: comunicação agressiva, relacionamento distante, falta de
objetivos claros, ausência de feedback, broncas inúteis e depreciativas. Manter
uma equipe motivada exige da liderança atitudes que estejam alinhadas com os
anseios dos liderados e que os façam se sentir respeitados e valorizados. O ser
humano tem três necessidades fundamentais, que devem ser atendidas no ambiente
de trabalho: ser ouvido, ser reconhecido e poder aprender com os próprios
erros.
1) Ser ouvido: se você é líder, dedique 60
minutos para conversar com sua equipe. Reserve 45 minutos para ouvir e 15
minutos para falar. Desses 15, utilize 10 minutos para fazer perguntas e use os
5 minutos restantes para dar a palavra final. Com essa atitude, você vai
praticar o “saber ouvir” e atenderá à primeira necessidade básica.
2) Ser reconhecido: expresse seu
reconhecimento, quando perceber que houve uma dedicação especial para um
trabalho ficar bem-feito. Cumprimente, parabenize, elogie. As pessoas se sentem
felizes quando são notadas e reconhecidas. Assim, você atenderá à segunda necessidade
básica.
3) Ter o direito de errar: reconheça a
intenção positiva da pessoa. Todo comportamento tem por trás uma intenção
positiva. Sempre. Pelo menos do ponto de vista de quem o pratica. Entender isso
pode ser a solução para a maioria dos problemas de relacionamento com os funcionários.
Reconhecer a intenção positiva, dar valor a ela e buscar alternativas. Essa
sequência pode resolver a maioria dos problemas com a equipe. Fica mais fácil
entender o outro, quando nos colocamos em seu lugar, olhamos a situação com
seus olhos e conhecemos o porquê de fazer o que faz. Dessa forma, é possível
desaprovar uma ação feita por um funcionário, mas ainda assim continuar a
valorizá-lo como pessoa. Reconheça a intenção positiva das pessoas e permita
que elas aprendam com seus próprios erros, que assim estará atendendo à
terceira necessidade básica. Manter uma equipe motivada não é tão difícil, vai
depender da atitude do líder.
Cezar Camargo
Palestrante, Motivador, Facilitador dos processos
de T&D na Dk Consulting e Consultor de Treinamentos na Black Kings Tactical
Training.
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