MANTENHA A EQUIPE MOTIVADA (Cezar Camargo)


Diversas pesquisas apontam a importância da motivação da equipe, o que impacta positivamente na produtividade pessoal e, consequentemente, na produtividade empresarial. Para manter um time motivado, crie um ambiente de trabalho leve e descontraído, onde todos possam se sentir bem. Faça com que todos se sintam realmente parte importante da organização, peça opiniões, valorize as conquistas e forneça feedbacks. Segundo Alexandre Rangel que é sócio-fundador da Alliance Coaching, no trabalho, normalmente a motivação surge, ou desaparece, em função das atitudes da liderança e, nesse aspecto, há muitas lideranças pecadoras e responsáveis pelo baixíssimo grau de motivação e de comprometimento da equipe. Acredito que já deva ter tido problemas com seu supervisor ou síndico e já sabe que uma das queixas mais frequentes é a falta de comprometimento dos colaboradores.

Agora entenda a base da motivação está no relacionamento e na comunicação entre a liderança e seus liderados, e é justamente aí que os problemas são mais recorrentes, devido a uma série de fatores, tais como: comunicação agressiva, relacionamento distante, falta de objetivos claros, ausência de feedback, broncas inúteis e depreciativas. Manter uma equipe motivada exige da liderança atitudes que estejam alinhadas com os anseios dos liderados e que os façam se sentir respeitados e valorizados. O ser humano tem três necessidades fundamentais, que devem ser atendidas no ambiente de trabalho: ser ouvido, ser reconhecido e poder aprender com os próprios erros.

1) Ser ouvido: se você é líder, dedique 60 minutos para conversar com sua equipe. Reserve 45 minutos para ouvir e 15 minutos para falar. Desses 15, utilize 10 minutos para fazer perguntas e use os 5 minutos restantes para dar a palavra final. Com essa atitude, você vai praticar o “saber ouvir” e atenderá à primeira necessidade básica.

2) Ser reconhecido: expresse seu reconhecimento, quando perceber que houve uma dedicação especial para um trabalho ficar bem-feito. Cumprimente, parabenize, elogie. As pessoas se sentem felizes quando são notadas e reconhecidas. Assim, você atenderá à segunda necessidade básica.

3) Ter o direito de errar: reconheça a intenção positiva da pessoa. Todo comportamento tem por trás uma intenção positiva. Sempre. Pelo menos do ponto de vista de quem o pratica. Entender isso pode ser a solução para a maioria dos problemas de relacionamento com os funcionários. Reconhecer a intenção positiva, dar valor a ela e buscar alternativas. Essa sequência pode resolver a maioria dos problemas com a equipe. Fica mais fácil entender o outro, quando nos colocamos em seu lugar, olhamos a situação com seus olhos e conhecemos o porquê de fazer o que faz. Dessa forma, é possível desaprovar uma ação feita por um funcionário, mas ainda assim continuar a valorizá-lo como pessoa. Reconheça a intenção positiva das pessoas e permita que elas aprendam com seus próprios erros, que assim estará atendendo à terceira necessidade básica. Manter uma equipe motivada não é tão difícil, vai depender da atitude do líder.

Cezar Camargo 
Palestrante, Motivador, Facilitador dos processos de T&D na Dk Consulting e Consultor de Treinamentos na Black Kings Tactical Training.

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