CULTURAS ADAPTATIVAS (Cezar Camargo)
Acredito que cada empresa deve ter
definida sua cultura de trabalho que deve estar coerente com a cultura local de
onde está inserida. Assim cada colaborador de certa forma se identificara com o
ambiente de trabalho na prática e subjetivamente. No entendimento de Stephen
Covey - Autor do Best Seller, “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”,
acredita que a cultura é sua vantagem competitiva mais importante! Assim ele
define que cultura é, o comportamento coletivo de seus colaboradores e a
natureza dos relacionamentos, valores, normas e sistemas explícitos e
implícitos. E culturas vencedoras são criadas intencionalmente e possuem uma
estrutura estabelecida, com uma linguagem comum.
A cultura organizacional ou
cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de
normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da
organização. Um sistema de significados compartilhados por todos os membros e
que distingue uma organização das demais. Assim cultura é o termo genérico
usado para significar duas acepções diferentes. De um lado, o conjunto de
costumes, civilização e realizações de uma época ou povo, e, de outro lado,
artes, erudição e demais manifestações mais sofisticadas do intelecto e da
sensibilidade humana, consideradas coletivamente. No estudo das organizações, a
cultura equivale ao modo de vida da organização em todos os seus aspectos, como
idéias, crenças, costumes, regras, técnicas, etc. Neste sentido, todos os seres
humanos são dotados de cultura, pois fazem parte de algum sistema cultural. Em
função disso, toda pessoa tende a ver e julgar as outras culturas a partir do
ponto de vista de sua própria cultura. Daí o relativismo: as crenças e
comportamentos só podem ser compreendidos em relação ao seu contexto cultural.
Em resumo penso que em cada interior há um
mundo em expansão, logo há uma cultura pessoal, um olhar peculiar que pode ser
da maioria como pode inovador, provocador. Dentre os tipos de cultura
corporativas, destaco: Culturas adaptativas: Que se caracterizam pela sua
maleabilidade e flexibilidade e são voltadas para a inovação e a mudança. São
organizações que adotam e fazem constantes revisões e atualizações, em suas
culturas adaptativas se caracterizam pela criatividade, inovação e mudanças. De
um lado, a necessidade de mudança e a adaptação para garantir a atualização e
modernização, e de outro, a necessidade de estabilidade e permanência para
garantir a identidade da organização.
Seguindo essa ideia, Peter Drucker cita
que a cultura pode acabar com qualquer estratégia (você só liderará uma empresa
bem-sucedida quando entender de fato o que isso significa). Essa consciência no
meu entendimento não se aplica apenas ao corporativo, mas em todos as
instancias. Acredito muito nessa ideia que busca integrar e ao mesmo tampo inovar
e avançar.
Cezar Camargo
Palestrante, Motivador, facilitador dos
processos de T&D na Dk Consulting e Consultor de Treinamentos na Black
Kings Tactical Training.
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