CULTURAS ADAPTATIVAS (Cezar Camargo)

Acredito que cada empresa deve ter definida sua cultura de trabalho que deve estar coerente com a cultura local de onde está inserida. Assim cada colaborador de certa forma se identificara com o ambiente de trabalho na prática e subjetivamente. No entendimento de Stephen Covey - Autor do Best Seller, “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, acredita que a cultura é sua vantagem competitiva mais importante! Assim ele define que cultura é, o comportamento coletivo de seus colaboradores e a natureza dos relacionamentos, valores, normas e sistemas explícitos e implícitos. E culturas vencedoras são criadas intencionalmente e possuem uma estrutura estabelecida, com uma linguagem comum. 

A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização. Um sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Assim cultura é o termo genérico usado para significar duas acepções diferentes. De um lado, o conjunto de costumes, civilização e realizações de uma época ou povo, e, de outro lado, artes, erudição e demais manifestações mais sofisticadas do intelecto e da sensibilidade humana, consideradas coletivamente. No estudo das organizações, a cultura equivale ao modo de vida da organização em todos os seus aspectos, como idéias, crenças, costumes, regras, técnicas, etc. Neste sentido, todos os seres humanos são dotados de cultura, pois fazem parte de algum sistema cultural. Em função disso, toda pessoa tende a ver e julgar as outras culturas a partir do ponto de vista de sua própria cultura. Daí o relativismo: as crenças e comportamentos só podem ser compreendidos em relação ao seu contexto cultural.

Em resumo penso que em cada interior há um mundo em expansão, logo há uma cultura pessoal, um olhar peculiar que pode ser da maioria como pode inovador, provocador. Dentre os tipos de cultura corporativas, destaco: Culturas adaptativas: Que se caracterizam pela sua maleabilidade e flexibilidade e são voltadas para a inovação e a mudança. São organizações que adotam e fazem constantes revisões e atualizações, em suas culturas adaptativas se caracterizam pela criatividade, inovação e mudanças. De um lado, a necessidade de mudança e a adaptação para garantir a atualização e modernização, e de outro, a necessidade de estabilidade e permanência para garantir a identidade da organização.

Seguindo essa ideia, Peter Drucker cita que a cultura pode acabar com qualquer estratégia (você só liderará uma empresa bem-sucedida quando entender de fato o que isso significa). Essa consciência no meu entendimento não se aplica apenas ao corporativo, mas em todos as instancias. Acredito muito nessa ideia que busca integrar e ao mesmo tampo inovar e avançar.

Cezar Camargo
Palestrante, Motivador, facilitador dos processos de T&D na Dk Consulting e Consultor de Treinamentos na Black Kings Tactical Training.

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