VOCÊ ESTÁ QUALIFCADO!? (Cezar Camargo)


Não pretendo aqui entrar no mérito da questão, apenas uma reflexão, percebo que qualificar-se no momento está nos projetos de todo profissional que busca se encontrar no mercado de trabalho. Mas eu, no entanto lhe pergunto!? Estar qualificado resolve? Bem! Penso e tenho visto que não, a coisa é mais embaixo. Antes de qualquer iniciativa é preciso se encontrar-se. Entende? Se assim não for você poderá ter o melhor emprego do mundo e ser uma pessoa frustrada. Eu tenho amigos e colegas em diferentes situações, e sei bem o que escrevo. A qualificação, requalificação e o aperfeiçoamento por meio de seminários, workshops seja presencial ou online são essenciais em todas as áreas continuamente sem exceção.   

A importância da qualificação é o que valida o conhecimento do profissional e uma segurança para empresa que o contrata é evidente. É um fato que há muitos profissionais que não tem certificação de suas habilidades, mas que uma vez tendo a oportunidades demostram uma capacidade nata alinhado ao conhecimento de vivência, acredito que departamentos de recrutamento e seleção devem estar atentos a essa questão. Uma vez entendendo e compreendendo através de dinâmicas é possível validar esse conhecimento e potencializar dentro do perfil que a contrata.      

Entendo o processo de recrutamento, segundo matéria do site RH Portal, o primeiro passo para um processo de recrutamento assertivo é a definição detalhada do perfil ideal para a vaga a ser preenchida. É preciso listar conhecimentos técnicos exigidos, experiências e vivências anteriores e também as competências comportamentais que facilitarão a execução das tarefas diárias, tais como capacidade de comunicação, poder de argumentação, reação só pressão e comprometimento. No recrutamento interno, a busca pelo candidato é realizada internamente, entre os atuais colaboradores, que apresentem um perfil compatível à vaga. Trata-se de uma política muito interessante, pois permite o crescimento profissional dentro da empresa com base na meritocracia e no desempenho. Para entrar nesse processo o profissional precisa estar qualificado e o sucesso será determinado pelo equilíbrio emocional e o preparo. Assim é importantíssimo se conscientizar de seus objetivos e compreender a diferença em trabalhar por dinheiro e trabalho

Para concluir minha breve reflexão quero que pense na diferença entre o que é fonte de renda e fonte de vida, é simples. A fonte de renda é serviço, é dinheiro, fonte de vida é trabalho, fazer o que gosta, é estar onde se identifica. Quando se tem uma ocupação renumerada por dinheiro a vida fica sem significados, e uma vida sem significados perde a cor e por consequência o sentido. E agora, qual sua escolha? Parece insignificante, mas acredite, se não considerar essa questão a longo prazo poderá entrar num processo de frustração. Tenha um olhar introspectivo, procure ser sincero consigo mesmo e certamente encontraras seu lugar dentro de você, e assim poderá materializar princípios e valores que agregará valor ao seu perfil profissional. Seguindo esse pensamento seu desenvolvimento será assertivo em todos as direções.

Antes de qualquer coisa cuide na integra de quem você é, respeite suas limitações, trabalhe suas habilidades natas e adquiridas, procure auxilio profissional, tenho horários definidos, tenha momentos de entretenimentos, ame a vida, ame-se, e acima de tudo tenha sonhos, trabalhe, tenha foco e seja persistente. No mais a vida se encarrega. 

Lhe desejo, boa sorte, sucesso e muita paz.

Cezar Camargo - Consultor em T&D. Nos últimos 18 Anos de trabalho tem desenvolvido trabalhos de desenvolvimento pessoal em muitas comunidades e Ongs. Pastor, teólogo, pensador. Desde 2001 desenvolve um trabalho de Life Coaching, focado no desenvolvimento individual e coletivo... “Destina-se a pessoas e empresas que buscam uma melhoria na qualidade de vida dos funcionários”. Através de palestras e cursos aborda temas do cotidiano com ênfase nas dificuldades que os colaboradores enfrentam diariamente. Atualmente atende presencialmente e nas redes sociais esclarecendo dúvidas e aconselhando a respeito de diversos temas do cotidiano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURAS ADAPTATIVAS (Cezar Camargo)

TRANSCENDER & ALTA PERFORMANCE (Cezar Camargo)

MOTIVAÇÃO, RESPONSABILIDADE & ESPIRITUALIDADE (CEZAR CAMARGO)